"Unsere Vogelwelt" - Álbum Original alemão / "Unsere Tierwelt" (álbum-irmão)


Este  é  o álbum original, lançado na Alemanha  no ano de 1971, impresso na Itália por C. Zeppegno - Turim. As páginas são idênticas às da edição brasileira, porém impressas em papel com brilho (tipo couché ) e não opacas como na referida edição.  Outra diferença é que a  identificação das espécies é feita com o nome popular na língua tedesca e nome científico logo abaixo desta. A cor da capa e da contracapa é  também verde mas bem mais  claro que a nacional.




                                        Exemplo da página da  edição alemã: notar o brilho mais intenso e a nomenclatura  popular seguida  da científica.


  Também na Alemanha  foram lançados simultaneamente ao "Unsere Vogelwelt"  dois outros álbuns da coleção pela mesma editora, o "Unsere Tierwelt" (dedicado exclusivamente aos Mamíferos) e outro de peixes e animais marinhos (este eu não possuo), "Farbige Fischwelt  und Wassertiere", no mesmo estilo do álbum de aves. A meu ver, "Unsere Tierwelt" não é  artisticamente tão elaborado como o "Vogelwelt".  Comparando com álbum muito semelhante lançado à mesma época  na Itália e no Brasil dedicado aos Mamíferos, o "Lo Zoo In Casa"  (ver página seguinte deste blog) também é inferior - este também apresenta  duas páginas iniciais  mostrando dinossauros e répteis pré-históricos e em seguida  mais duas páginas com Mamíferos pré-históricos.




As páginas 2  e  3  mostram figuras de diversos répteis e  de eras geológicas distintas (por exemplo, Dimetrodon e  Triceratops) além de Ichtyostega e Archaeopteryx. ; as páginas 4  e  5  mostram mamíferos pré-históricos. Todas as outras páginas  mostram apenas Mamíferos  exceto a página 27 que tem a figura do kiwi!! (ver imagem abaixo). Muito interessante isso- quem poderia explicar essa ave no álbum ?                                                                                                                       




Página 14  dedicada à fauna da Ásia.




Página 27  - mastofauna australasiana mas notar o kiwi (última figurinha no canto inferior  direito)




Outro detalhe interessante que descobri: muitas das figurinhas deste álbum são artisticamente idênticas às ilustrações do livro "Mammals  Of The World",de Michael Boorer, com ilustrações de John Beswick (de 1970 ,lançado por The Hamlyn Publishing Group Limited e com edição brasileira de 1974 intitulada "Mamíferos" pela Editora da Universidade de São Paulo, na série Prisma). Para corroborar com minha opinião, coloquei abaixo duas reproduções de páginas deste livro para efeito comparativo com a página do álbum acima (mandril e lêmure-de-cauda-anelada).  Não há menção de autoria das pinturas das figurinhas em nenhum dos álbuns lançados.                                                      







Nenhum comentário:

Postar um comentário